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Postado em 26 de Novembro às

Viajar de Moto - Precauções

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Cuidados e precauções em uma viagem de Moto:

ANTES DE VIAJAR

1) Traçar o roteiro com muito cuidado, os mapas rodoviários do site Quatro Rodas são bem confiáveis e fornecem informações sobre a pista (dupla ou não) se são pedagiadas (de preferência escolha a pedagiada), as distâncias a serem percorridas para que você programe suas paradas para descanso, abastecimentos e pernoites.

2) Previsão do tempo, verificar o clima de onde você vai sair e dos lugares para onde vai, para que você possa preparar-se melhor para o que vai enfrentar durante a viagem.

3) A moto deve passar na sua concessionária de confiança para uma revisão de viagem.

4) Leve na bagagem todas as lâmpadas e fusíveis da moto, pois qualquer lâmpada ou fusível queimado é motivo para uma série de desagrados como, multas, acidentes, etc, conforme o lugar que você estiver não encontra a peça original e aí começam as adaptações, atrasos e preocupações.

Geralmente você consegue emprestar da concessionária que você freqüenta estes itens.

Um tubo de reparador instantâneo de pneus pode ser a salvação, ele enche até quatro vezes o pneu furado e permite que você chegue até um posto de combustível ou outro local movimentado, pois ficar parado em meio a rodovia sem ninguém por perto é muito perigoso. 

Graxa para correia e um filtro de óleo principalmente se a sua moto for importada. 

5) Roupas velhas: Vá guardando camisetas, cuecas, meias velhas para usar na ida, assim você vai descartando durante a viagem evitando de lavar essas roupas ou guardá-las em sacolas plásticas, alivie a bagagem. 

6) Equipamentos do piloto: Para usar por baixo do equipamento de segurança uma "segunda pele" da EX-TREME, é um bom revestimento térmico, mantém o corpo seco, pois ela expele o suor para o lado de fora e quando você parar a noite, é só passar debaixo da torneira usar sabonete mesmo, enxágüe e duas horas depois esta seco. 

Botas próprias para motociclismo são imprescindível, jaqueta de cordura com proteções, calças em cordura também com proteções, luvas apropriadas (levar dois pares, pois com o suor das mãos elas ficam difíceis de vestir novamente), levar duas ou três balaclavas também devido ao suor e trocando a cada meio dia evita o mau cheiro no capacete. 

Capacete: buscar uma marca confiável ou se você já tem o seu verifique a validade e as faixas refletivas, um detalhe importante que pesquisei, em acidentes 65% dos casos o capacete não estava devidamente preso à cabeça do piloto e saiu fora com o impacto causando danos irreparáveis, portanto prestar atenção a este detalhe pode salvar sua vida. 

7) Bagagem: Nunca leve mochila nas costas, ela escorrega e pode desequilibrar nas curvas causando um acidente. Preferencialmente um baú e dependendo da necessidade alforjes resolvem bem o problema, porém é aconselhável colocar a bagagem em sacos plásticos para não molharem em caso de chuva, pois sempre passa um pouco de água pelas costuras do alforje. Prenda bem os alforjes é preferível pecar por excesso a perder parte da bagagem na estrada. 

Identificação do piloto: Imprima e plastifique dois cartões, um para colar na moto em lugar bem visível e outro para levar no bolso da jaqueta, com todos os seus dados, telefones para emergência, tipo sanguíneo, medicamentos de uso contínuo que você usa, alguma doença, como por exemplo se você é diabético, se usa insulina etc. Em caso de acidente o socorrista com estas informações saberá como agir, ponha também no seu celular o primeiro nome da agenda A EMERGÊNCIA, pois os socorristas procuram no celular para quem ligar.

Alimentação: para evitar problemas gástricos com alguma comida estragada, e para manter as energias e o corpo hidratado leve barrinhas de cereal de sabores variados, e refrigerantes em uma bolsa térmica. 

Se a cada duas horas você comer uma ou duas barrinhas e tomar um refrigerante ou água mineral, pode até evitar de almoçar, não fica com aquele peso no corpo; é bem mais tranqüilo, aproveite as paradas para usuários de pedágio, sempre tem café, banheiros limpos e é seguro. 

Leve também o telefone de um reboque ou guincho da sua cidade que você conheça, por mais que você esteja longe, em caso de pane, ligue para ele, pois eles conhecem outros guinchos de todo o Brasil e podem te ajudar com um reboque. 

A VIAGEM 

Na saída ao abastecer, lembre de calibrar os pneus, verifique no seu mapa de percurso já prevendo qual será o seu destino para pouso, distância e tempo de percurso contando com uma parada em lugar seguro a cada uma hora aproximadamente para alongar, banheiro, etc.

Se você esta em via pedagiada grave o fone do S.O.S estrada, se não conhece o caminho vá com cuidado, de preferência pergunte em um posto de pedágio ou Policia Rodoviária se a estrada é muito dobrada, se há serras e outros perigos.

Verificar sempre o roteiro para chegar ainda de dia na cidade que vai pernoitar, se não tiver reservado o Hotel, os taxistas são geralmente ótimos informantes de hotéis bons e com preços compatíveis.

A cada 500km lubrifique bem a correia evitando desgaste elevado, verifique níveis de óleo, líquido de arrefecimento e calibragem dos pneus. 

Não deixe o tanque ficar quase vazio para abastecer, abasteça com mais de ¼ de tanque, isso permite que você escolha o posto e não fique na estrada. Só abasteça em postos de bandeiras conhecidas, como Petrobrás, Esso, etc. Um combustível ruim pode acabar com a sua viagem. 

Paradas: Sempre em lugar movimentado e seguro, evite parar no acostamento longe de tudo, você pode ser assaltado.

Durante a viagem estabeleça uma velocidade cruzeiro dentro do permitido por lei, mantenha boa distância de quem vem atrás e de quem vai à frente, assim você viaja menos tenso e no final do dia faz muita diferença.

Motocicleta com garupa e sem bagagem te acompanhando? Pare no primeiro posto de gasolina ou rodoviário, dê um tempo depois prossiga. 

Pássaros e outros pequenos animais à beira da pista são perigosos, se avistar diminua a velocidade e tenha cuidado.

Para ultrapassagens, não encoste muito nos veículos a sua frente, pois se tiver um buraco no meio da pista o carro desvia e acaba sobrando para você, se não causar uma queda, pode cortar um pneu, entortar roda, etc. Dê a seta e saia para a outra pista a uns cinquenta metros pelo menos de distância do veículo à frente.

Com motos que não alcançam muita velocidade tenha cuidado ao ultrapassar caminhões antes de decidas você pode levar um susto com aquele monstrengo colado em você.

Nas paradas tanto na estrada quanto na cidade, mantenha a moto sempre a vista, não a abandone, existem curiosos e DESCUIDISTAS. Peça para alguém do local, que você já tenha conversado, dar uma olhadinha na máquina enquanto você vai ao banheiro.

Com esses cuidados, disposição, paixão por duas rodas, faça uma excelente viagem, aproveite, curta muito a paisagem, os novos lugares que vai conhecer, sempre com Deus no coração e respeitando as leis de trânsito.

Fonte: www.viagemdemoto.com 

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